A prótese dentária requer cuidados para se manter durável e, principalmente, para conservar a saúde bucal. No post de hoje separamos os principais cuidados que precisam ser mantidos para que sua prótese dure mais e se mantenha sempre bonita.
Prótese dentária – cuidados
Um estudo intitulado Percepções Latino-Americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, realizado pela Edelman Insights demonstra que, no Brasil, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias. Neste sentido, saber quais cuidados são necessários para mantê-las é muito relevante. Confira abaixo quais são eles:
Limpeza
A prótese dentária exige, primeiramente, cuidados com sua limpeza. Isso é que vai aumentar sua durabilidade e evitar complicações na saúde bucal.
É importante que o manuseio da prótese dentária seja realizado sobre uma toalha limpa, para evitar que ela se quebre em caso de queda.
Para esta limpeza, o ideal é, antes de mais nada, enxaguá-la em água corrente. Assim os resíduos alimentares maiores já são eliminados.
Em seguida, pode-se realizar uma limpeza mais profunda com uma escova de cerdas macias, para não prejudicar o material. Também existem escovas que são específicas para próteses e que podem ser utilizadas neste momento.
Para esta limpeza, tanto podem ser utilizados produtos próprios como o sabão neutro. É recomendado evitar o uso de creme dental porque são muito abrasivos e podem prejudicar a prótese.
Mantenha a higiene bucal
A prótese dentária requer outro cuidado que é a manutenção da higiene bucal. Ou seja, mais do que limpar a prótese em si, você também deve manter sua boca sempre limpa.
Procure fazer a limpeza de toda a cavidade bucal, como céu da boca, língua, gengivas e o interior das bochechas. Com isso, além de estar com a higiene bucal sempre em dia, você estará estimulando a circulação sanguínea dos tecidos. Sem falar que estará reduzindo as chances de desenvolver complicações.
Alimentos
Não que você deva restringir sua alimentação por causa da prótese, mas o consumo excessivo de alguns alimentos podem manchá-la. Como por exemplo café, chá preto, refrigerantes, molhos e vinho, que devem ser consumidos com moderação.
Esse é um cuidado importante porque o material que compõe as próteses não é compatível com nenhum tipo de clareamento.
Consulte regularmente um dentista
A consulta regular ao dentista é tão importante para as próteses como é para os dentes naturais. Dessa forma, sua saúde bucal é acompanhada de perto e qualquer complicação é identificada a tempo de ser devidamente tratada.
Se você precisa de próteses dentárias ou quer manter sua saúde bucal, venha para o IBIO! Nossos profissionais estão preparados para indicar o melhor tipo de prótese para o seu caso e fazer o devido acompanhamento. Agende agora mesmo sua avaliação!