O peeling facial é um procedimento que tem vários tipos: seja para esfoliação superficial, de média profundidade ou efeito profundo. Mais do que isso, a aplicação do tratamento é feita de formas diversas, com técnicas diferentes e efeitos variados. Porém, em todos eles, é preciso tomar alguns cuidados básicos após a aplicação. Entenda melhor os efeitos de cada tipo e como você deve agir para realizar um pós-tratamento eficiente.
Efeitos do peeling facial
Existe mais de um tipo de peeling facial, e os efeitos após o tratamento pode variar dependendo de cada tipo.
No peeling superficial, por exemplo, geralmente ocorre uma leve vermelhidão e descamação. Porém, a recuperação é mais rápida, entre dois a dez dias.
Já no peeling médio, é comum que haja um inchaço maior, acompanhado de dor, secreção e também formação de crostas. A recuperação deste tipo costuma levar entre dez a vinte dias, sendo que pode apresentar vermelhidão por até três meses.
Por fim, o peeling profundo costuma apresentar aparência de uma queimadura de segundo grau. Além disso, também causa uma vermelhidão que pode se estender por até seis meses. Isso tudo incluindo ainda os demais sintomas citados nos outros tipos de peeling.
Cuidados após o tratamento
Depois que a pele passa pelo processo de peeling, acaba ficando muito sensível, afinal esse procedimento envolve aplicação de ácido. Assim, a orientação é que seja feita a aplicação de filtro solar no rosto pelo menos a cada 4 horas.
Também é importante preocupar-se com a hidratação da pele do rosto. Então, para hidratar a pele, mantê-la sempre saudável e evitar que surjam manchas e outras complicações, deve-se usar cremes hidratantes.
Outro cuidado fundamental é no momento da limpeza da pele. Dessa forma, o rosto precisa ser higienizado, de preferência, com sabonetes neutros para que não haja irritação na região. Já para evitar a ardência e vermelhidão, o recomendado é aplicar água termal no local, com um borrifador.
Lembre-se que, caso a irritação esteja muito incômoda, o ideal é retornar ao lugar onde o procedimento foi realizado. Assim, o médico pode indicar a aplicação de cremes com corticoides, para tratar o caso.
O tratamento deve ser realizado com profissionais capacitados
Se você pretende fazer um peeling facial, vale lembrar que esse procedimento precisa ser realizado por profissionais capacitados. Afinal, envolve a aplicação de ácidos que, se manuseados por leigos, pode oferecer diversos riscos. Entre eles, manchas irreversíveis na pele, entre outras complicações.
Portanto, procure sempre confiar em clínicas especializadas, com técnicas confiáveis e seguras para realizar seu tratamento. Como o IBIO: temos os melhores profissionais e equipamentos de ponta para atender seu caso com segurança e eficiência. Marque agora mesmo seu horário e venha nos conhecer!