Quem quer manter os dentes sempre saudáveis e ainda contribuir para a saúde como um todo, precisa entender a importância da odontologia preventiva. E é justamente sobre este assunto que vamos falar no post de hoje!
Odontologia preventiva
A odontologia preventiva é o ramo que se dedica a acompanhar a saúde bucal, avaliando a existência de doenças periodontais. Ou seja, verifica a ocorrência de placas, tártaros, cáries, gengivites e até periodontites.
Esta especialidade também é capaz de identificar os primeiros sinais de câncer de boca. Com um diagnóstico precoce, o tratamento com o especialista pode começar o quanto antes. Aumentando, com isso, as chances de cura da doença.
Importância da odontologia preventiva
A importância da odontologia preventiva está no fato de que ela impede que pequenas complicações se tornem problemas mais graves.
Por exemplo, ao encontrar uma ocorrência de tártaro, a odontologia preventiva trata o quadro imediatamente. Com isso, evita que haja um agravamento para um caso de cárie, que pode levar à perda do dente.
Manter o hábito de realizar consultas preventivas ao dentista também contribui com a higienização bucal adequada. Isto porque o profissional pode indicar a melhor forma de realizá-la em casa.
Além disso tudo, a importância da odontologia preventiva também está na economia que ela oferece. Pois, ao manter a saúde bucal, sua boca estará livre de problemas mais graves, que consequentemente exigirão tratamentos mais caros. Como é o caso do tratamento de canal, os implantes dentários, entre outros.
Odontologia preventiva e seu impacto na saúde geral do organismo
Outro dos aspectos que reforçam a importância da odontologia preventiva é que ela contribui para a manutenção da saúde geral do organismo.
Quando não é feito o acompanhamento da saúde bucal, dificilmente se percebe o processo que leva a agravamentos. Lembre-se: o tártaro – que pode ser facilmente removido com uma limpeza – pode evoluir para uma cárie. Esta cárie, por sua vez, pode se agravar e destruir o dente, causando a perda dentária.
Mesmo que apenas um dente seja perdido, ele já limita a mastigação, prejudicando o processo de digestão. Com isso, os alimentos que não são processados adequadamente podem acabar atrapalhando a absorção de vitaminas. Dessa forma, podem surgir deficiências destas substâncias, comprometendo a saúde geral do corpo.
Por isso podemos dizer que a odontologia preventiva é uma forma de manter a saúde do corpo como um todo.
Mantenha sua saúde bucal sempre em dia com IBIO!
Se você também quer manter sua saúde bucal sempre em dia, venha para o IBIO! Aqui você recebe atendimento especializado, com profissionais altamente qualificados, infraestrutura completa e equipamentos de ponta para tratar seu caso.
Agende agora mesmo sua avaliação!