O implante dentário é um procedimento que visa completar o sorriso de quem perdeu uma ou mais unidades dentárias. Ele apresenta diversas modalidades, para se adequar a cada tipo de caso. Conheça, no post de hoje, cada tipo e como funcionam.
Implante dentário procedimento – Tipos
Para atender às diversas necessidades dos pacientes, existem diversas modalidades de implante dentário. Confira alguns deles:
Implante dentário unitário
Este implante dentário é um dos procedimentos mais realizados por quem quer completar o sorriso.
Nesta modalidade, o implante substitui apenas um dente. Por isso, geralmente é recomendado para quem perdeu poucos dentes, que não estão lado a lado.
Primeiramente, o implante é instalado na gengiva e, após o tempo de recuperação, a prótese é fixada sobre ele.
Implante dentário com overdenture
Este tipo é bastante acessível, já que seu custo-benefício é mais razoável. Outra de suas vantagens é que ele leva menos tempo do que o implante dentário dentário unitário para ser instalado.
Ele pode ser entendido como uma dentadura fixa nas gengivas por meio do implante, porém pode ser removido quando necessário.
Neste implante dentário o procedimento é instalar entre dois a seis pinos, que permitem a fixação da prótese de resina. Geralmente é indicado para pessoas que tiveram perda total dos dentes.
Implante dentário com prótese de protocolo
Podemos dizer que este tipo de implante é uma evolução do overdenture, já que oferece maior estabilidade.
Este implante dentário possui um procedimento muito minucioso, onde o dentista posiciona entre cinco e oito implantes ao longo do osso abaixo da gengiva. Então, instala uma prótese completa de resina. Esta é composta por dentes confeccionados de acordo com a arcada dentária do paciente.
Por isso, o implante dentário com prótese de protocolo oferece, como resultado, um sorriso extremamente natural.
Nesta modalidade de implante dentário, o procedimento envolve a instalação de uma barra metálica que é ligada aos implantes. Graças a isso, o resultado final oferece maior resistência e estabilidade.
Implante dois por três
Também conhecido como ponte fixa, este implante é bastante conhecido. Sua instalação não permite remover a prótese dentária, porém justamente por isso, oferece maior segurança à mastigação.
A cirurgia para colocação destes implantes envolve a instalação de dois pinos de titânio ao longo da arcada. Então, é fixada sobre eles uma pequena base metálica com aplicação de porcelana (coroa metalocerâmica sobre implante). Nesta base é que são colocados três ou mais dentes no lugar necessário.
O implante dois por três é mais recomendado em casos de perda dos dentes da frente. Isso porque, assim, pode-se substituir todos os dentes frontais iguais.
Neste implante dentário, o procedimento deve ser realizado bem ajustado à arcada dentária do paciente. Isso porque, caso contrário, os restos de alimentos podem acabar se acumulando embaixo da base. Como consequência disso podem surgir inflamações e infecções.
Implantes dentários é no IBIO!
Você precisa de implante dentário mas ainda não sabe qual tipo se adapta melhor ao seu caso? Entre em contato e agende já sua avaliação aqui no IBIO!
Temos profissionais altamente capacitados para tirar todas as suas dúvidas e indicar a melhor alternativa para você. Nosso compromisso é devolver sua vontade de sorrir!