As facetas de porcelana e as lentes de contato dental são procedimentos da odontologia que garantem um sorriso mais bonito. Porém, você sabe qual a diferença entre elas e quando cada uma delas é mais indicada? É isto que vamos descobrir no post de hoje.
Para que servem as facetas de porcelana e as lentes de contato dental?
Ambos os procedimentos buscam corrigir pequenas falhas dos dentes, como espaçamento (diastema), formato e garantir um sorriso mais branco.
Você pode pensar que o melhor procedimento para clareamento dos dentes é, obviamente, o clareamento dental. Porém, existem alguns casos em que os dentes apresentam resistência à técnica, restando como saída as facetas de porcelana ou as lentes de contato dental.
A faceta de porcelana e a lente de contato dental tratam-se de estruturas feitas de porcelana ou resina, que servem como capinhas para cobrir a superfície dos dentes.
Principais diferenças entre a faceta de porcelana e a lente de contato dental
Existem alguns elementos que diferenciam um procedimento do outro, confira os dois principais a seguir:
Espessura
Uma das maiores diferenças e entre a faceta de porcelana e a lente de contato dental é a espessura.
No caso, a faceta de porcelana apresenta maior espessura do que a lente de contato dental. E a diferença é considerável, afinal as facetas costumam ter entre 0,7 e 2 milímetros de espessura. Já a lente de contato dental é drasticamente mais fina, tendo apenas 0,2 até no máximo 0,6 milímetro de espessura.
Desgaste
Outra diferença entre a faceta de porcelana e a lente de contato dental está no desgaste que é preciso realizar nos dentes para efetuar sua aplicação.
Como a faceta de porcelana é mais espessa, exige um desgaste maior dos dentes para que possa ser devidamente instalada. Porém, justamente por sua espessura maior, ela é capaz de corrigir imperfeições um pouco maiores nos dentes. É indicada em casos onde as manchas nos dentes são mais pronunciadas.
Já a lente de contato dental, por ter espessura reduzida, requer um desgaste mínimo dos dentes para sua instalação. Contudo, isso também significa que ela somente consegue corrigir imperfeições mínimas. As lentes são recomendadas para fechar espaços pequenos entre os dentes, aumentar minimamente sua largura, comprimento e formato, por exemplo.
Claro que nenhum dos procedimentos é recomendado para grandes imperfeições, sendo que nestes casos, o mais indicado é optar pela ortodontia. Aliás, temos um tratamento novo para alinhamento dos dentes, que você pode conferir neste post.
Ainda não sabe qual técnica é mais indicada para o seu caso, se a faceta de porcelana ou a lente de contato dental? Entre em contato, agende sua avaliação e venha falar com um de nossos especialistas!