BLOG

Acompanhe nosso blog!

Aqui você encontra informações,
novidades e curiosidades sobre o mundo da Odontologia e Estética.

Estomatologia Para Que Serve?

Estomatologia

Saber para que serve a estomatologia é importante, já que esta área da odontologia pode se relacionar com a medicina. Graças a ela, muitas doenças sistêmicas podem ser diagnosticadas e devidamente tratadas. Se você ainda não conhece bem esta especialidade odontológica, saiba mais sobre ela no post de hoje.

Estomatologia: para que serve?

Pode até não parecer tão evidente, mas a especialidade da estomatologia já está no nome. Isso porque, em grego, ”estoma” significa boca e “logia” quer dizer estudo. 

Então, estomatologia é a parte da odontologia que analisa as lesões na boca e em todo o sistema estomatognático. Portanto, lábios, glândulas salivares, gengivas, mucosa oral, tonsilas palatinas e faríngeas, dentes e estruturas da orofaringe são tratadas nesta especialidade.

Agora que você já entendeu o que é esta área da odontologia, resta saber para que serve a estomatologia. É ela que previne, diagnostica e trata de lesões nos tecidos moles da boca e de todo o sistema estomatognático. 

Quais doenças podem ser tratadas pela estomatologia?

Se você sofreu de aftas que permaneceram por mais de duas semanas, precisou ir a um estomatologista sem saber. Mas existem outras complicações que podem ser tratadas pela estomatologia, como por exemplo:

Xerostomia: quando há ausência ou redução drástica da salivação, comum em mulheres no período da menopausa. Também pode ser um sintoma de doenças autoimunes como o lúpus e a AIDS. Há, ainda, a possibilidade desta complicação ser um efeito colateral do uso de remédios diuréticos, antidepressivos e antineoplásicos. Pode, ainda, ser associada à quadros de diabetes.

Herpes: consistem em feridas que aparecem nos lábios e que são transmitidas através de contato.

Lesões nas gengivas: estas podem ser desencadeadas por bactérias – quando devem ser tratadas por um periodontista. Podem também ser provocadas por fungos, como no caso da candidíase. Restos epiteliais são outros motivadores do quadro, consistindo em vestígios de células acumuladas em uma região onde houve a extração de um dente, por exemplo.

As lesões podem ser, em um quadro mais grave, um sintoma de câncer de boca. Assim, outra das atribuições para que serve a estomatologia é oferecer diagnóstico precoce deste mal, elevando a taxa de cura. Isto pode representar uma diferença enorme, já que, quando identificado e tratado em seus estágios iniciais, a expectativa de cura é de 85% a 100%.

Estomatologia e a saúde sistêmica

Como vimos, a estomatologia pode indicar uma série de complicações sistêmicas, ou seja, que afetam o organismo todo e não apenas a boca. Por isso dizemos que a estomatologia auxilia na medicina: porque contribui para o diagnóstico de várias doenças.

E então, conseguiu entender o que é e para que serve a estomatologia? Se tiver restado alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários. 

Se você está sofrendo de lesões na boca, entre em contato e marque já sua consulta. Contamos com especialistas em estomatologia que poderão apontar um diagnóstico preciso e tratar seu caso adequadamente. 

Cuide da sua saúde, venha para  o IBIO!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?