Os cremes dentais alternativos surgem como solução para pessoas que possuem sensibilidade a alguns dos componentes dos cremes dentais tradicionais. Porém, utilizar esta forma alternativa pode ser bastante polêmico. Afinal, alguns dentistas discordam da eficácia destes elementos. Mas e então, será que a substituição é válida? Vamos falar um pouco sobre isso no post de hoje.
Escovar os dentes com um creme dental eficiente e realizar uma limpeza adequada com o fio dental são hábitos fundamentais para manter a saúde bucal. Contudo, algumas pessoas podem apresentar ter dificuldades para usar pastas de dentes comuns. Geralmente por alergia a algum de seus componentes ou porque estão preocupadas com o acúmulo de flúor no organismo. Neste caso, elas podem se voltar para os cremes dentais alternativos para substituir os comuns.
Existem cremes dentais alternativos que são bem aceitos e podem ser benéficos para a saúde bucal. Alguns exemplos:
Cremes dentais alternativos sem LSS
Alguns cremes dentais alternativos são livres de alguns elementos presentes nas pastas de dente comum. É o caso dos cremes dentais sem lauril sulfato de sódio, ou LSS. Esta substância pode causar aumento de aftas em pessoas com intolerância a este elemento.
Inclusive, uma pesquisa demonstrou que, quando os participantes do estudo escovavam os dentes com um creme dental contendo LSS, apresentavam maior frequência de casos de afta. Isso em comparação com os que usaram pasta de dente sem LSS.
Cremes dentais alternativos à base de xilitol
Também há cremes dentais alternativos que usam o xilitol (um tipo de adoçante natural) como princípio ativo. Esta substância ajuda a controlar o crescimento de Streptococcus Mutans, que é uma bactéria conhecida por promover o desenvolvimento das cáries. Pode promover, ainda, a remineralização dos dentes, fortalecendo o esmalte dentário e inibindo a formação de cáries.
Um estudo publicado na International Dental Journal apontou que produtos que contenham xilitol são relevantes na prevenção de cáries em pessoas de qualquer faixa etária. Já uma pesquisa da Dental Research indica que, para que o ativo faça efeito, é preciso utilizar ao menos 6 gramas de xilitol por dia.
Fórmulas caseiras
No caso dos cremes dentais alternativos caseiros, contudo, é preciso cautela. Pode-se encontrar diversas receitas à base de bicarbonato de sódio, cúrcuma e outros ingredientes. Entretanto, não há garantias de que elas sejam efetivas, uma vez que não existem estudos científicos que comprovem sua eficácia. Além disso, alguns dos elementos que compõem estas fórmulas podem ser prejudiciais para a saúde bucal.
Flúor
Se a preocupação que leva as pessoas a procurarem por cremes dentais alternativos está relacionada apenas ao acúmulo de flúor no organismo, existe solução. Basta utilizar a quantidade certa de pasta de dentes ao realizar a higiene bucal.
Para realizar a escovação em crianças até 3 anos, o recomendado é usar o equivalente a um grão de arroz. Na faixa etária entre 4 e 6 anos, pode-se aumentar a quantidade para o correspondente ao tamanho de uma ervilha. Os adultos podem utilizar uma quantidade pouco maior do que um grão de ervilha. Vale lembrar que utilizar creme dental demais pode ser prejudicial à saúde dos dentes e comprometer a qualidade da escovação.
Procure a orientação do dentista
Sempre quando tiver alguma dúvida sobre creme dental usar ou quiser descobrir qual é o ideal para você, procure conversar com o dentista. Ele poderá indicar qual a melhor alternativa para o seu caso.
Aqui no IBIO, os dentistas são altamente capacitados e possuem toda a infraestrutura necessária para oferecer um atendimento eficiente. Venha tirar suas dúvidas com quem entende do assunto e é referência em odontologia. Marque agora mesmo sua avaliação!