A cárie é um problema que atinge 90% dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde, e o principal motivo é a falta de higiene oral. Nos casos em que a complicação atinge a raiz do dente, é necessário realizar uma intervenção mais drástica: o temido tratamento de canal.
Como se forma a cárie?
A cárie surge por causa da deterioração do tecido dentário, causado pelo ácido lático que é produzido por bactérias. Esta substância causa lesões e orifícios nos dentes, provocando também a corrosão do esmalte dentário, podendo chegar a atingir a polpa do dente.
A cárie, quando não tratada no início, pode ser tão agressiva que é capaz de destruir o dente. Isso porque pode atingir o nervo, desencadeando assim uma infecção na raiz dentária, o que exige o tratamento de canal. A consequência mais grave é a possível perda do dente prejudicado.
Como evitar a cárie?
Prevenir o surgimento de cárie depende de uma higiene cuidadosa e a manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Confira algumas formas de evitar essa complicação:
- Escove os dentes após as refeições, com creme dental à base de flúor. É importante lembrar de sempre utilizar fio dental
- Mantenha uma dieta com alimentos ricos em fibras, como maçã, cenoura, rabanete, pepino, salsão e demais verduras. Isso porque eles estimulam a salivação, reduzindo a acidez da boca
- Sempre que consumir açúcar, procure escovar os dentes até 15 minutos depois do consumo
- Consulte regularmente o dentista para que ele identifique precocemente o surgimento de cáries e oriente o tratamento adequado.
A cárie já se instalou, afetando a polpa do dente, o que fazer?
Quando a cárie chega ao ponto de atingir a polpa do dente, o que resta é realizar tratamento de canal.
O procedimento, muito temido, é a única saída para tratar o dente sem extraí-lo. Consiste em retirar a polpa do dente, que está contaminada pelas bactérias. O espaço que deixado após esta retirada deve, então, ser limpo, preparado e preenchido.
Tratamento de canal – Passo a Passo
O tratamento de canal geralmente é realizado em três etapas, que são:
1 – Acesso
O tratamento começa com a abertura do canal, realizada pelo infame “motorzinho” que tanto assusta os pacientes.
2 – Remoção da polpa
Em seguida, o próximo passo é remover a polpa infeccionada através do esvaziamento do canal, sua descontaminação, alargamento e alisamento. Para tanto, são utilizadas limas próprias e instrumentos para irrigação.
3 – Obturação dos canais
O tratamento é finalizado com o preenchimento permanente dos canais utilizando-se material específico para esta “selagem”.
Para garantir um resultado mais sólido, pode-se realizar a proteção extra com uma coroa. Esta consiste em uma prótese parcial que encobre a face dentária em sua totalidade e é fixada no dente restaurado.
Acabe com as cáries aqui no IBIO
Quer se prevenir contra as cáries ou está precisando realizar o tratamento de canal para acabar com este mal? Então venha para o IBIO! Aqui temos infraestrutura segura, equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados para atender seu caso.
Agende sua avaliação e mantenha seu sorriso sempre saudável com IBIO!