Quem quer substituir o uso das tradicionais próteses dentárias, pode optar pelo implante dentário protocolo. Também pode ser uma alternativa para pessoas que estão com a dentição comprometida e que apresentam mobilidade. Saiba mais sobre este procedimento no post de hoje.
Implante dentário protocolo – o que é?
As próteses dentárias podem ser muito incômodas para algumas pessoas, que passam então a procurar alternativas a esta solução. Neste caso, o implante dentário protocolo é uma excelente saída.
Este procedimento, portanto, substitui a tradicional dentadura por implantes, que são instalados sobre uma estrutura interna.
O implante dentário protocolo oferece um efeito extremamente natural aos usuários. Além disso, proporciona uma mastigação totalmente segura, como os próprios dentes naturais. Outro ponto a favor desta solução é sua praticidade de retirada, caso seja preciso.
Enfim, seja por sua funcionalidade ou pela qualidade dos materiais utilizados nesta técnica, ela certamente é a mais indicada para pacientes que perderam todas as unidades dentárias.
Como funciona o implante dentário protocolo
A realização do implante dentário protocolo é realizada, inicialmente, com a instalação de raízes artificiais de titânio ou zircônio. São, no mínimo, 4 implantes na arcada inferior e seis na superior.
Em seguida, são instaladas as próteses fixas, que podem ser confeccionadas em porcelana ou resina. Caso seja necessário, pode ser feita também a aplicação de gengiva artificial, para dar ainda mais naturalidade ao sorriso.
Logicamente, alguns casos podem precisar de procedimentos adicionais, como a reabsorção óssea. A instalação do implante dentário protocolo, então, deverá ser precedida pelo enxerto ósseo. Outra saída pode ser optar pelos implantes zigomáticos antes da implantação.
O procedimento se divide em duas fases:
Cirúrgica: onde os implantes são instalados, com uso de anestesia local. Após esta etapa, é preciso esperar entre três a cinco meses para passar para a próxima fase.
Reabertura: assim que a cicatrização óssea ao redor dos implantes está completa, pode-se iniciar a etapa de reabertura. Então, os elementos protéticos podem ser produzidos e instalados. O processo todo pode demorar entre quatro e seis sessões e não costuma apresentar complicações.
Implante dentário protocolo: mais conforto e segurança
Se sua prótese tradicional traz insegurança na hora de falar, sorrir ou comer, talvez esteja na hora de substituí-la por implante dentário protocolo. Agende sua avaliação aqui no IBIO e converse com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas sobre este procedimento.